O papa Leão XIV ganhou um cavalo branco de raça árabe, nesta quarta-feira (15/10), antes da Audiência Geral no Vaticano. O animal foi apelidado de Próton e se tornou mais um dos presentes que o pontífice recebeu, incluindo uma motocicleta branca e um carro elétrico.
Andrzej Michalski, proprietário e fundador de uma criação de cavalos em Kołobrzeg-Budzistów, na Polônia, responsável por presentear o papa, contou que a ideia de fazer a surpresa surgiu quando viu fotos do líder da Igreja Católica andando a cavalo.
Segundo ele, o presente foi uma forma de expressar gratidão ao pontífice. Veja vídeo aqui.
“Quando vi as fotos do futuro papa a cavalo no Peru, surgiu a ideia de lhe oferecer um belo cavalo árabe, que seria digno dele, porque o branco lembra a batina branca papal”, explicou Andrzej Michalski ao Vatican News.
Michalski pediu que o pontífice lesse uma carta, na qual o proprietário apresentou as atividades do local de trabalho e pediu a bênção à fazenda, por completar 30 anos de fundação em 2026.
Com as palavras do papa, o doador do cavalo escreveu na carta que o amor e as convicções são alimentados com gestos, e permanecer no mundo sem gestos pessoais será “a ruína dos nossos sonhos mais preciosos”. Esta parte fez referência à última exortação “Dilexi te” (Eu te amei).
“Ao atender a esse apelo, gostaria de pedir que meu gesto contribua para a realização das tarefas que Vossa Santidade empreende para o mundo moderno e para a Igreja, de acordo com seu carisma e sua responsabilidade”, expressou na carta.A fazenda de Michalski não é somente um local para criação de cavalos, mas também um centro de hipoterapia (método terapêutico com movimentos do cavalo para reabilitação e desenvolvimento de deficientes). Ele acrescentou que a atividade é particularmente útil para todas as crianças com deficiências motoras.
“Nosso centro organiza as maiores competições equestres, oferece hipoterapia para pessoas com deficiência e organiza essas atividades de duas a três vezes por semana. Estamos nos preparando para organizar no próximo mês um minicampeonato polonês para crianças com deficiência em cavalos de balanço”, acrescentou Andrzej Michalski.