Motta fecha contrato de R$ 5 milhões para melhorar imagem da Câmara

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O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para melhorar a imagem da Casa. O acordo é de R$ 4,9 milhões, com vigência até agosto de 2026. Desse total, R$ 944 mil foram empenhados. A informação foi publicada pelo G1 e confirmada pelo Metrópoles.

De acordo com o documento, ficou acordada a “prestação de serviços de consultoria técnica para modernização da comunicação por mídias digitais da Câmara dos Deputados”. A proposta da FGV foi feita em agosto, e o contrato foi assinado no dia 3/10.

Há uma parte no contrato voltada somente à comunicação nas redes sociais. A medida acontece após a Câmara sofrer sequenciais revezes perante a opinião pública, como na primeira crise do IOF e também no caso da aprovação da PEC da Blindagem.

Pelo acordo, a FGV deverá fornecer relatórios e estudos à Diretoria-Executiva de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara. Esse serviço será dividido em quatro módulos, da seguinte maneira:

  • Módulo 1, voltado a governança, fluxos e processos, com: “imersão e diagnóstico institucional para levantamento de práticas e mapeamento de fluxos; desenvolvimento de diretrizes estratégicas e definição de parâmetros de atuação; construção de modelo de governança, incluindo políticas e protocolos operacionais; capacitação e transferência de conhecimento através de oficinas e mentorias; e sistematização técnica com elaboração de manual para mídias digitais.
  • Módulo 2, de Monitoramento e Inteligência da Informação, com: “construção de um sistema de classificação semântico-discursiva em conjunto com a Câmara para definir parâmetros de análise (temas recorrentes, estratégias discursivas); desenvolvimento de diretrizes para elaboração de relatórios analíticos (qualitativos e quantitativos) com recomendações para aprimorar a atuação institucional e estratégias de resposta a crises; aprimoramento do Laboratório de Monitoramento Digital para escuta e análise de ambientes digitais, com foco na identificação de temas relevantes, circulação de conteúdos e percepção pública das ações da Câmara, incluindo o desenho de dashboards; capacitação técnica em leitura crítica de dados e apropriação metodológica.
  • Módulo 3, para planejamento, conteúdo e linguagem, com previsão de: “diagnóstico editorial da Câmara; definição de parâmetros estratégicos de comunicação aplicada (planejamento, linguagem pública, storytelling, identidade visual/verbal, segmentação de conteúdos e templates); elaboração de guias técnicos para produção diária de conteúdos; criação de um Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada à Comunicação para apoio no planejamento, produção e monitoramento de conteúdo; capacitação e transferência de conhecimento em comunicação aplicada.
  • Módulo 4, voltado ao audiovisual, com: “criação de um Laboratório Audiovisual para produção de vídeos institucionais, podcasts e videocasts em formatos multiplataforma.; desenvolvimento de protocolos técnicos por plataforma (Reels, YouTube Shorts, TikTok, etc.), incluindo roteirização e otimização para acessibilidade; oficinas de capacitação e mentorias em captação, roteirização, edição e direção de imagem; e sistematização operacional com manual técnico audiovisual.

O calendário prevê que haverá um mês para ambientação e início do projeto. Depois, os quatro módulos serão executados simultaneamente ao longo de dez meses. A FGV precisará entregar um planejamento inicial e nove relatórios técnicos.

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