CPMI do INSS vota requerimentos para convocação de Frei Chico

7 horas atrás 10

Reprodução/Redes sociais

 quem é Frei Chico, irmão de Lula e dirigente de sindicato investigado em operação - Metrópoles
1 de 1 INSS: quem é Frei Chico, irmão de Lula e dirigente de sindicato investigado em operação - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vota, nesta quinta-feira (16/10), cinco requerimentos para a convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Ele é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindinapi) e irmão de Lula. Se os requerimentos forem aprovados, ele deve prestar esclarecimentos à comissão.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

O Sindnapi, ao qual Frei Chico é vinculado, foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na última quinta-feira (9/10) no âmbito das investigações sobre descontos irregulares.

Depois da votação dos 101 requerimentos, incluindo quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, o colegiado ouve o assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familia, Cícero Marcelino de Souza Santos.

Segundo investigações da Polícia Federal, o assessor fazia intermediações entre entidades investigadas e servidores do INSS. A PF aponta Cícero, assessor de Carlos Ferreira Lopes, presidente da Conafer, como possível operador da entidade, que também é investigada na operação.

Quais assuntos você deseja receber?

Notícias GeraisBrasilDistrito FederalSão PauloEsportesVida & EstiloSaúdeGastronomiaCelebridadesEntretenimentoPets

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

Notícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Ler o Artigo Completo