
Continua após publicidade
A CPMI do INSS deve votar nesta quinta-feira o pedido de convocação do vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, que é irmão de Lula.
Esta semana, o ministro André Mendonça, do STF, determinou o bloqueio de 390 milhões de reais do Sindnapi, uma das entidades investigadas por integrar a máfia de descontos ilegais contra aposentados do INSS.
Para o senador Izalci Lucas (PL-DF), um dos que pede sua convocação, Frei Chico “tem o dever de esclarecer o assombroso e inexplicável crescimento na arrecadação de sua entidade, que saltou de R$ 23,3 milhões em 2020 para a cifra colossal de R$ 154,7 milhões em 2024”.
Também estão na pauta de votação da comissão de inquérito pedidos de quebra de sigilos do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi e da ex-publicitária do PT Danielle Miranda Fonteles e a convocação do diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan dos Santos.
Na segunda etapa da reunião desta quinta, a CPMI do INSS vai interrogar Cícero Marcelino de Souza Santos, assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer).