
Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que acumula também a presidência do Congresso Nacional. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Apuração em andamento
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) cancelou a sessão do Congresso marcada para esta quinta (16), às 10h, que analisaria os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às alterações do licenciamento ambiental. O cancelamento ocorreu após um pedido da liderança do governo no Legislativo.
“O Presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, informa que a sessão conjunta do Congresso Nacional, convocada para esta quinta-feira, está cancelada. A decisão atende a uma solicitação da Liderança do Governo no Congresso”, disse a presidência do Senado em nota – Alcolumbre é também o presidente do Congresso como um todo.
A alegação do governo é de que uma possível derrubada dos vetos afetaria a imagem do Brasil às vésperas da COP 30, daqui a menos de um mês. A sessão do Congresso também pretendia discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2026, que está travado desde julho enquanto o governo tenta garantir novas fontes para a arrecadação de recursos para fechar o Orçamento propriamente dito do ano que vem.
A análise do PLDO 2026, no entanto, já havia sido adiada também a pedido do governo enquanto tenta fechar o texto após a derrubada da "MP da Taxação", na semana passada. O governo pretendia arrecadar em torno de R$ 17 bilhões para fechar as contas do ano que vem -- e agora estuda como salvar pelo menos parte das medidas que não signifiquem criação ou aumento de impostos.
Mais informações em instantes.