Brasília recebe lançamentos dos livros Vírus e Ninguém Morreu Naquele Outono

13 horas atrás 6

Brasília será palco de dois lançamentos literários nesta semana, que abordam temas potentes e experiências sensíveis em torno da palavra escrita. Nesta sexta-feira (17/10), a jornalista e escritora Elisa Mattos lança Vírus – Medo, Solidão e Desprezo por Corpos Negros, enquanto no domingo (19/10) é a vez da poeta e tradutora Manoella Valadares apresentar Ninguém Morreu Naquele Outono.

Vírus – Medo, Solidão e Desprezo por Corpos Negros reúne crônicas que retratam os impactos sociais e políticos do período da pandemia da Covid-19, com foco no racismo que atravessou esse contexto no cotidiano brasileiro.

A publicação, lançada nacionalmente durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2025), chega a Brasília com sessão de autógrafos nesta sexta, das 17h às 21h30, na Livraria da Vila do Brasília Shopping.

O prefácio da obra é assinado pelo jornalista e biógrafo Tom Farias, que define os textos como “bálsamos que embelezam nossos sentidos” diante da brutalidade da pandemia. A obra foi publicada pela Editora Telha.

No domingo (19/10), a poeta, contista e tradutora Manoella Valadares — semifinalista do Prêmio Jabuti 2025 — conduz a oficina O Mergulho da Palavra, na Livraria Circulares, em Brasília. A proposta convida o público a explorar a escrita como travessia entre interior e exterior, em um espaço de escuta e criação coletiva.

Após a atividade, Manoella lança oficialmente seu livro de estreia, Ninguém Morreu Naquele Outono, publicado pela Telaranha Edições. A obra, finalista do Jabuti, será apresentada em bate-papo com a jornalista Bruna Serra, seguido de leitura de poemas e sessão de autógrafos.

A poeta, nascida no Recife e radicada em Londres, imprime na obra uma linguagem fluida, que flutua entre a afirmação e a dúvida, em versos que evocam paisagens turvas, ambíguas e poéticas. Como destacou o poeta Rafael Zacca, os textos mobilizam forças do mar e da linguagem, explorando “a palavra poética entre a cura e o veneno”.

Serviço
Lançamento de Vírus – Medo, Solidão e Desprezo por Corpos Negros
17 de outubro, das 17h às 21h30, NA Livraria da Vila – Brasília Shopping (SCN quadra 05, Asa Norte

Oficina O Mergulho da Palavra
19 de outubro (domingo), das 10h às 12h, na Livraria Circulares – 113 Norte, Bloco A. Investimento: R$ 200

Lançamento de Ninguém Morreu Naquele Outono
 19 de outubro (domingo), após a oficina, na Livraria Circulares

Ler o Artigo Completo