Começar o dia com decisões acertadas pode fazer mais pela queima de gordura do que se imagina. De acordo com especialistas, o período da manhã é estratégico para ativar o metabolismo e favorecer a mobilização de estoques de gordura, desde que sejam adotados hábitos consistentes, tanto na alimentação quanto na atividade física.
A nutricionista Cibele Santos e Fernando Castro, educador físico e nutricionista esportivo, reforçam que não se trata de fórmulas milagrosas, mas de escolhas conscientes que, somadas, fazem diferença ao longo do tempo. “Não é sobre o que se come ou quanto se treina, mas como esse hábitos se encaixam na rotina e são mantidos em constância”, explica Castro.
✅Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
1 de 8
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
2 de 8
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
3 de 8
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
4 de 8
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
5 de 8
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
6 de 8
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
7 de 8
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
8 de 8
Veja sinais de que sua dificuldade de emagrecer pode ser hormonal. Perda de peso hormonal
Getty Images
A importância do café da manhã balanceado
Na alimentação, o primeiro passo importante é um café da manhã balanceado, com alimentos que sustentam sem sobrecarregar. Cibele recomenda a combinação de proteínas (como ovos ou iogurte grego), fibras (como aveia) e gorduras boas (castanhas ou abacate). Frutas vermelhas também são bem-vindas por sua ação antioxidante. “Esses alimentos aumentam a saciedade, controlam a fome ao longo do dia e ajudam na metabolização das gorduras”, explica.
“Um café da manhã balanceado não apenas fornece a energia necessária para o início do dia, mas também influencia positivamente o desempenho cognitivo e físico. Estudos mostram que pessoas que tomam café da manhã têm melhor desempenho em tarefas mentais e são menos propensas a engordar, pois tendem a fazer escolhas alimentares mais saudáveis durante o restante do dia”, explica a nutricionista.Segundo a especialista, a combinação de aveia, frutas e castanhas pode proporcionar a energia necessária para enfrentar as atividades diárias, evitando picos de fome.
Prática de exercícios pela manhã e seus benefícios
Um dos pontos destacados pelos dois profissionais é o impacto positivo do exercício matinal. Para Fernando, praticar exercícios pela manhã pode favorecer a queima de gordura principalmente por causa do estado de jejum noturno.
“Durante as horas de sono, os níveis de insulina estão mais baixos e o hormônio glucagon atua com maior destaque — ele estimula a liberação de gordura dos estoques corporais para ser usada como fonte de energia. Ao se exercitar nesse momento, o corpo tende a recorrer mais à gordura corporal como combustível, o que potencializa a mobilização de lipídios”, explica o educador físico.Castro também ressalta que o treino matinal ajuda a regular o apetite ao longo do dia e melhora a sensibilidade à insulina.
1 de 5
Exercícios com peso ajudam a fortalecer todo o corpo
Pixabay/Divulgação
2 de 5
Uso de hormônios para se dar bem na musculação foi proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM)
Unsplash
3 de 5
Emagrecer e ganhar músculos, tudo ao mesmo tempo, é desafiador
Pixabay
4 de 5
Os músculos precisam de descanso para crescer
Pixabay
5 de 5
Mantenha uma boa alimentação e pratique atividades físicas para elevar a qualidade de vida
iStock
Segundo o expert, os melhores exercícios para fazer pela manhã e queimar gordura são os que elevam a frequência cardíaca e mantêm o gasto energético alto mesmo após o treino:
- Treinos intervalados (HIIT) – alternam picos de intensidade e curtos períodos de descanso, acelerando o metabolismo por horas.
- Corrida, ciclismo ou caminhada rápida – ótimos para quem prefere atividades aeróbicas contínuas.
- Treino funcional ou musculação com circuitos – combina estímulo muscular e cardiovascular, aumentando o consumo de oxigênio pós exercício.
“Gosto sempre de dar uma dica importante, comece a atividade física em intensidade baixa, para que o corpo possa se adaptar a requisição de energia em jejum, depois de alguns minutos pode aumentar gradativamente a intensidade do exercício”, salienta Fernando.
Impacto da hidratação na queima de gordura
Outro hábito simples, mas poderoso, é a hidratação logo pela manhã. Segundo a nutricionista, a água ajuda a acelerar o metabolismo, elimina toxinas e ainda evita aquela confusão comum entre fome e sede. “Muitas vezes a pessoa acha que está com fome, mas é apenas desidratação”, reforça Cibele.

Não existe milagre
Por fim, os especialistas lembram que nenhum hábito isolado faz milagre. O segredo está na regularidade: treinar de forma consistente, comer com atenção e manter o corpo hidratado são atitudes que, quando repetidas diariamente, formam a base para um processo de emagrecimento mais eficiente e saudável.
O ideal é escolher uma atividade que se encaixe bem na rotina e possa ser feita com regularidade, a consistência é o principal fator para resultados duradouros.