Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (13/10), durante discurso no parlamento israelense, que o “Hamas será desarmado e que a segurança de Israel nunca mais será ameaçada”.
De acordo com o presidente norte-americano, a “guerra longa e difícil” entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza, “acabou”.
O que está acontecendo?
- Donald Trump está no Oriente Médio para acompanhar de perto as assinaturas do cessar-fogo entre o Hamas e Israel.
- Na madrugada desta segunda, o grupo palestino Hamas libertou 20 reféns que estavam em seu poder desde o início da guerra com Israel.
- A libertação faz parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo. Ao fim do cumprimento dos termos acordados na primeira etapa, outros pontos do plano de paz começam a serem abordados.
Trump também citou o grupo Hezbollah, afirmando que eles “ficavam no pescoço de Israel e foram totalmente arrasados” após serem desarmados.
1 de 7
Benjamin Netanyahu e Trump no parlamento, em Jerusalém
Saul Loeb - Pool/Getty Images
2 de 7
Ao lado de Trump, Netanyahu ataca ONU no parlamento israelense
Reprodução/Casa Branca
3 de 7
Divulgação/Governo de Israel
4 de 7
Evelyn Hockstein - Pool/Getty Images
5 de 7
Evelyn Hockstein - Pool/Getty Images
6 de 7
ERUSALÉM – 13 DE OUTUBRO: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chega para discursar na Knesset, o parlamento de Israel, acompanhado de Amir Ohana, presidente da Knesset israelense, e do presidente israelense Isaac Herzog, em 13 de outubro de 2025, em Jerusalém.
Chip Somodevilla/Getty Images
7 de 7
Segurança de Israel nunca mais será ameaçada, afirma Trump
Chip Somodevilla/Getty Images
“O Hamas será desarmado, e a segurança de Israel nunca será mais ameaçada. De nenhuma forma”, reforçou o presidente norte-americano.
Ele acrescentou ainda que Israel, com a ajuda dos Estados Unidos, “conseguiu tudo com a força das armas”.
“Agora é hora de que todos possam apreciar os frutos do seu trabalho”, pontuou Trump.Mais cedo, ele agradeceu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pelos seus feitos durante o acordo de cessar-fogo. O discurso de Trump no Parlamento de Israel durou cerca de uma hora.