Os rumores de que a Apple está trabalhando em um robô para uso doméstico na forma de um braço robótico ganharam força. Um time de pesquisadores da companhia publicou um estudo que mostra experimentos e avanços com um equipamento que pode ser uma versão bastante inicial desse projeto.
A tecnologia desenvolvida se chama ELEGNT, sigla para "design de movimento expressivo e funcional para robô não-antropomórfico", na tradução livre para o português. A ideia da equipe envolveu criar duas formas diferentes de atuação para um braço mecânico e avaliar se os movimentos mais sutis, expressivos e elegantes do aparelho são percebidos e avaliados de forma diferente pelo usuário.
Para isso, a equipe desenvolveu duas formas de comportamento do equipamento, que é uma lâmpada articulada que se parece com a clássica personagem que se tornou logo da produtora Pixar. Um dos meios de ação é mais funcional, objetivo e "rígido", enquanto o outro é mais expressivo e até exagerado, como se realmente demonstrasse emoções.
Foram testados ao todo seis cenários de uso para a lâmpada, desde iluminar um cenário para fotografias ou tocar música até servir de assistente pessoal para conversas, instruções e notificações. O resultado, segundo o estudo, é de que os movimentos mais expressivos realmente fazem a diferença e são melhor avaliados pelo consumidor — nas provas, o robô se aproxima de um item para iluminar melhor, olha para uma janela na hora de falar o clima e até "dança" durante a reprodução de músicas.
O futuro robô da Apple
Apesar de ser apenas um teste de tecnologia, o estudo do time de pesquisa e engenharia da Apple pode ser um dos vários experimentos da Apple para lançar um robô doméstico.
Rumores apontam que a companhia planeja um braço robótico com um iPad acoplado na ponta, como uma espécie de rival "turbinado" dos Amazon Echo Show. O lançamento ainda estaria longe, com a empresa levando pelo menos mais dois anos até apresentar o resultado ao público.

Esse e outros produtos robóticos para uso caseiro podem ser os próximos projetos mais ousados da Apple em termos de hardware, depois de resultados comerciais abaixo do esperado com o headset imersivo Apple Vision Pro. A companhia também já estaria desistindo da ideia de lançar óculos inteligentes mais simples, sem contar o projeto de lançamento de um carro elétrico e autônomo que ela descontinuou em 2024 após uma década em desenvolvimento.
A publicação completa da equipe de engenharia da Maçã pode ser conferida neste link (em inglês).