O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou, nesta segunda-feira (13/10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela coragem em encerrar a guerra e constribuir para a paz em Gaza. Em seu perfil na rede social X, Milei escreveu, ainda, que o país aguarda o corpo do argentino Lior Rudaeff, um dos reféns mortos pelo Hamas, para que a família possa se despedir.
No total, o Hamas liberou 20 reféns israelenses, mantidos em cativeiro desde 7 de outubro de 2023, quando o conflito teve início.
Entenda
- O cessar-fogo entre Israel e o Hamas foi alcançado sob mediação de países como EUA, Catar e Egito.
- Como parte do acordo, reféns israelenses e prisioneiros palestinos foram libertados nesta segunda-feira.
- A libertação faz parte da primeira fase do acordo. Ao término desta etapa, outros pontos do acordo serão discutidos.
Milei também declarou ser uma honra ter Trump não só como um aliado, mas um amigo e um exemplo de liderança que inspira todos a acreditarem na liberdade.
Ele acrescentou que aguarda “com esperança” a restituição do corpo de Lior Rudaeff, “para que sua família possa se despedir dele em paz”.
“Obrigado, presidente Trump. Seu compromisso com a vida, a liberdade e a paz restaurou a esperança no mundo”, destacou Milei.A declaração do presidente argentino ocorreu após o discurso de Donald Trump no Parlamento de Israel, onde ele reforçou o “fim da era de morte e o começo da era de fé e paz”.
O braço armado do Hamas, as Brigadas Al-Qassam, informou que entregará quatro corpos nesta segunda, e o nome de Rudaeff não está na lista. Serão entregues os corpos de Gai Eloz, Yossi Sharabi, Bivin Joshi e Daniel Perez.
O exército israelense informou que a Cruz Vermelha está a caminho de um ponto de encontro no sul da Faixa de Gaza, “onde serão entregues vários caixões de reféns falecidos”.