
Continua após publicidade
O presidente Lula participou, nesta quarta-feira, de um evento no Rio em comemoração ao Dia dos Professores. Em seu discurso, o petista voltou a demonstrar cordialidade em relação ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na ocasião, Lula se referiu à fala de Trump na ONU, quando o republicano disse que havia pintado “uma química” entre os dois. Mas, segundo o brasileiro, pintou uma “indústria petroquímica”.
“Quando eu fui falar com o Trump, eu não conhecia ele, a gente estava ‘de mal’. Mas eu não conhecia ele. E tinha gerado uma química na ONU… 29 segundos. Então ele me ligou, eu falei ‘presidente eu vou estabelecer uma conversa em liturgia. Eu estou fazendo 80 anos hoje. Você vai fazer 80 anos dia 14 de junho (porque eu tinha pesquisado)… significa que eu sou 8 meses mais velho que você, então vamos nos tratar de ‘você’, sem liturgia. Então não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã [quinta], vamos ter uma conversa de negociação e eu estou dizendo isso para vocês, porque a relação humana é química”, declarou Lula.
Os acenos entre Lula e Trump marcam uma tentativa de reaproximação entre Brasil e Estados Unidos, uma relação que se tornou conturbada depois que o americano anunciou um tarifaço contra o Brasil devido a uma suposta perseguição judicial e política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nesta terça-feira, o chefe do Itamaraty Mauro Vieira chegou a Washington, onde deve se reunir com o secretário de Trump, Marco Rubio, quando devem tratar de assuntos prioritários da relação entre os países.