Eduardo Bolsonaro diz o que espera de reunião entre Vieira e Rubio

1 dia atrás 4

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez uma análise, nesta quarta-feira (15/10), sobre como acha que deve ser a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, marcada para esta quinta-feira (16/10).

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), avlia que, para o Brasil conseguir o que quer, “a melhor solução é parar a perseguição nos tribunais, aprovar a anistia no Congresso e virar esta página. Então, a situação se normalizará”.

Ele completou, fazendo uma análise sobre o clima para o encontro: “A um dia da primeira reunião entre o secretário Rubio e Mauro Vieira, o secretário do Tesouro, Scott Bessant, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, reafirmaram que a tarifa de 50% imposta ao Brasil não tem origem em fatores meramente comerciais (10%), mas sim em motivações políticas e de direitos humanos (40%)”.

Nesta quarta, o secretário do Tesouro, Scott Bessant, afirmou que os EUA têm preocupações extremas com o Estado de Direito, a censura e os direitos humanos no Brasil. Na ocasião, ele deu a entender que, entre os motivos da tarifa imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros, estaria uma possível perseguição por parte da Justiça brasileira contra bolsonaristas.

Expectativas do Planalto

Representantes do Brasil e dos EUA se encontram nesta quinta-feira para discutir assuntos econômicos. Nessa primeira rodada de negociações, o foco principal deve ser as tarifas impostas sobre produtos brasileiros, que começaram a valer em agosto deste ano.

Para o Planalto, a expectativa para a conversa é positiva, visto que, em uma ligação recente entre Donald Trump e o presidente Lula (PT), o ex-presidente norte-americano afirmou ter gostado de Lula.

Ler o Artigo Completo