Você é do time que consome aveia no café da manhã com iogurte, frutas ou até shakes? Saiba que a forma de prepará-la faz toda a diferença para aproveitar ao máximo seus benefícios.
Embora muitas pessoas tenham o hábito de apenas polvilhar a aveia sobre os alimentos, o ideal é hidratar ou cozinhar o alimento antes do consumo, afirma a nutricionista Leticia Gasparetto.
“Quando a aveia entra em contato com um líquido, como água ou leite, e permanece hidratando por alguns minutos, ou é levemente aquecida, ocorre a liberação da beta-glucana, uma fibra solúvel que forma uma textura cremosa”, explica a expert.Segundo Leticia Gasparetto, essa liberação está diretamente ligada aos principais efeitos positivos da aveia no organismo. Isso inclui melhora na digestão, no conforto intestinal e na sensação de saciedade, o que ajuda a controlar o apetite ao longo da manhã.
1 de 6
Aveia é considerada o melhor grão integral
Getty Images/Arx0nt
2 de 6
O alimento é versátil e pode ser consumido de diversas maneiras
Getty Images
3 de 6
Os médicos gostam de comer aveia no café da manhã
Getty Images
4 de 6
A aveia é uma das fontes da fibra beta-glucana, a que tem maiores efeitos de emagrecimento
Arx0nt/Getty Images
5 de 6
Mingau de aveia
Saúde em Dia/ Reprodução
6 de 6
Farelo de aveia
Timsa/Getty Images
“Também auxilia na regulação da glicemia e do colesterol, favorece o bom funcionamento do intestino, graças à ação das fibras solúveis, e oferece energia de maneira equilibrada, sem causar picos de fome ou cansaço”, revela a profissional.
Ou seja, hidratar ou cozinhar o alimento antes do consumo é a melhor forma de consumir a aveia no café da manhã para potencializar os benefícios.
Como preparar
- Utilize cerca de 2 a 3 colheres de sopa de aveia.
- Adicione líquido suficiente para cobrir e deixe descansar de 5 a 10 minutos ou leve ao fogo baixo por 2 a 3 minutos, até engrossar.
- Em seguida, acrescente frutas, sementes ou temperos naturais, conforme sua preferência.
“Para quem busca praticidade, também é possível deixar a aveia hidratando na geladeira durante a noite (conhecida como ‘overnight oats’) e consumir pela manhã, já pronta”, finaliza Leticia Gasparetto.