
Continua após publicidade
A China está construindo um centro de comando militar, em Pequim, cujo tamanho será até 10 vezes maior do que o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, informou o jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira, 7. A informação teve como base imagens de satélites obtidas pelo FT, que mostram buracos profundos onde serão construídos bunkers para proteger militares chineses em caso de guerra, incluindo um conflito nuclear, de acordo com autoridades dos EUA.
“A análise de imagens sugere a construção de várias possíveis instalações subterrâneas conectadas por possíveis passagens subterrâneas, embora dados e informações adicionais sejam necessários para avaliar mais completamente essa construção”, disse Renny Babiarz, ex-analista de imagens da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos EUA, ao Financial Times.
A extensão do complexo, apelidado de “Cidade Militar de Pequim”, renderá o posto de maior centro de comando militar do mundo. A construção, segundo uma análise do jornal, teve início em meados do ano passado e ocorre em meio à modernização do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, que investe em armas e projetos a serem colocados em práticas até 2027, quando a força chinesa completa 100 anos.
A reportagem apontou que o local estava “movimentado com atividade de construção” no início deste mês, com ao menos 100 guindastes em operação numa área de 5 km² para desenvolver a infraestrutura subterrânea. Em razão da obra, o acesso à parte de trás foi bloqueado, bem como áreas de caminhada e turismo nos arredores. Drones e fotos foram proibidos.
+ China acusa EUA de ‘sabotagem’ e ‘difamação’ após saída do Panamá da ‘Nova Rota da Seda’
OFERTA DE VERÃO
Sua oportunidade neste começo de ano!
Assine sua revista favorita a partir de R$ 29,90.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.